Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senado pode votar hoje PEC que garante integralidade para quem se aposentar por invalidez

    BRASÍLIA - 20/03/12 - O plenário do Senado Federal poderá votar na tarde desta terça-feira [20] a PEC5/2012, que acrescenta o art. 98 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, garantindo a aposentaria integral àquele servidor que tenha se aposentado por invalidez.

    A matéria em questão, de autoria da deputada Andreia Zito [PSDB/RJ] e outros parlamentares, dispõe que o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e que tenha se aposentado ou venha a se aposentar por invalidez permanente, com fundamento no inciso Ido § 1º do art. 40 da Constituição Federal, tem direito a proventos de aposentadoria calculados com base na remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da Lei.

    Pela PEC todos os entes federados citados, procederão, no prazo de 180 dias de entrada em vigor da Emenda Constitucional, à revisão das aposentadorias, e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004, com base na redação dada pela Emenda Constitucional nº 20/98 ao § 1º do art. 40 da Constituição Federal, com efeitos financeiros a partir da data de promulgação da Emenda Constitucional [art. 2º da PEC].

    Segundo informações do Diap [Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar], a eventual votação da proposição, ainda hoje, depende de acordo no colégio de líderes.

    Da Fenajufe, com informações do Diap

    • Publicações3077
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-pode-votar-hoje-pec-que-garante-integralidade-para-quem-se-aposentar-por-invalidez/3059947

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)