Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sintrajusc-SC reivindica jornada de trabalho de 6 horas no TRE

    BRASÍLIA - 01/03/11 - O Sintrajusc-SC protocolou no TRE de Santa Catarina, nesta segunda-feira [28], documento requerendo o retorno da jornada de trabalho de 6 horas.

    No documento, o sindicato argumenta que “historicamente este C. Tribunal praticava a jornada de 6 [seis] horas diárias, revelando-se tal período adequado e produtivo diante das particularidades que revestem as atividades da Justiça Eleitoral Catarinense. Assegurava, assim, o pleno atendimento de demandas do jurisdicionado, sem sobrecarregar os servidores da casa. Todavia, dentro do poder discricionário que reveste a matéria, optou esta Corte, diante da Resolução nº 88 do CNJ, em alterar tal sistemática e implantar uma nova jornada [...] desta forma, através da Portaria nº 209/2009, estabeleceu aos integrantes do seu quadro de pessoal, uma jornada de trabalho de 7 [sete] horas diárias ininterruptas'.

    A diretoria do Sintrajusc entende que a determinação de 7 horas de jornada deve ser reformulada e defende no requerimento que “como se sabe, a autonomia administrativa dos Tribunais decorre de previsão constitucional, inserta nos artigos 96 e 99 da Constituição da República”. Em outras palavras, o artigo 96 da Constituição define atribuição privativa dos tribunais, cujo exercício não lhe pode ser subtraído por órgão de controle, pois se trata de expressão da autonomia prevista no artigo 99, concretização do autogoverno do Judiciário.

    O sindicato argumenta, ainda, que na moderna concepção administrativa, e na prática anteriormente adotada pelo TRE 12ª Região, a produtividade não está vinculada a um excesso de horas trabalhadas.

    Além da questão da autonomia, existe ainda a necessidade urgentíssima de redução do consumo de energia elétrica - fato perfeitamente comprovado e pertinente à realidade catarinense, segundo ressalta a diretoria do Sintrajusc.

    Precedente no TRE do Mato Groso do Sul Desde 31 de dezembro de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, baseado nos mesmos motivos apresentados pelo Sintrajusc, baixou a portaria nº 09/2011-DC, estabelecendo uma jornada de trabalho de 6 horas. Nesse sentido, com base na autonomia dos tribunais e a partir do precedente do TRE/MS, o Sintrajusc ressalta que continuará atuando para que seja revista a atual jornada de trabalho praticada e que seja implantada uma nova jornada que estabeleça um período de 6 horas diárias de atividades.

    Fonte: Sintrajusc-SC

    • Publicações3077
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sintrajusc-sc-reivindica-jornada-de-trabalho-de-6-horas-no-tre/2588487

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)